30 outubro 2009

De olho no olho

Guia de coresOlhar atentamente dentro dos olhos de ovelhas parece não oferecer muita coisa a um médico veterinário ou a um fazendeiro. Então, por que cada vez mais os fazendeiros, veterinários e trabalhadores de saúde de animal estão fazendo justamente isso? Supreendentemente, a resposta é que os olhos são um bom modo de revelar a presença de vermes no estômago.  De fato, a coloração da pálpebra inferior de uma ovelha ou cabra, pode revelar o quanto o animal está sofrendo de vermes estomacais. Os vermes resultam em grandes perdas para os rebanhos: eles transformam o animal hospedeiro num ser anêmico. Pode resultar numa tragédia econômica, liquidando os animais e a fortuna do fazendeiro.  Uma coloração vermelha, luminosa, brilhante, indica que o animal não tem nenhuma lombriga. Indica, também, que a ovelha ou cabra tem capacidade para tolerar seus vermes. Uma coloração quase branca é o sinal de advertência: o animal está muito atacado por vermes, está anêmico, as lombrigas presentes no estômago são tantas que estão drenando o sangue do animal. Se não for tratado, ele irá morrer logo. Quanto mais pálida for a coloração da pálpebra inferioe ainda maior será a infestação e mais necessário será um socorro urgente.





Observando a cor dos olhos


Um teste muito simples, ou mesmo uma análise, é o conhecido método "Farmacha", desenvolvido por cientistas na África do Sul e que vem ganhando espaço em todo o mundo. O teste Famacha não só indica quais animais precisam de tratamento, como deixa claro quais são os que não precisam de tratamento, por enquanto.
Armando Nari, parasitologista da FAO, diz que o método traz muitos benefícios diferentes para os fazendeiros, ao indicar o seguinte:
a) quais os animais estão dispensados de tratamento;
b) quais precisam de suave tratamento;
c) quais exigem um rigoroso tratamento.
Assim, os fazendeiros economizam dinheiro e seu patrimônio animal. Animal que permanece vivo é dinheiro vivo.
Este sistema é ideal para diagnosticar a influência dos vermes da espécie Haemonchus contortus. Depois do surgimento do método Famacha, já se espera o lançamento de outros sistemas, destinados a outras espécies de vermes.

Quebrando a resistência


Uma boa quantidade de animais pode ser dispensada de medicamentos e, assim, evitar o aumento de resistência a certas substâncias químicas. Basta isso para representar uma grande economia de dinheiro para o fazendeiro.
A resistência às drogas contra parasitas externos e internos é um problema sério. Ao utilizar essas drogas, os fazendeiros vão acumulando problemas para o futuro. Isto acontece porque nenhuma droga é tão efetiva a ponto de liquidar todos os parasitas ou pátogenos. De fato, se sobreviver apenas um ou milhares de vermes, eles irão retomar a atividade, com maior grau de resistência ao medicamento. Sua progênie será, então, muito mais difícil de ser combatida.
A cada aplicação, menos parasitas serão liquidados, pois estarão cada vez mais fortes.
A tendência doi fazendeiro, então, é aumentar a dosagem em cada aplicação. Por seu lado, os vermes vão aumentando também seu nível de resistência. Não existe, ainda, um horizonte tranquilo para o fazendeiro, pois não existe uma droga milagrosa, eficaz. O melhor é ir olhando os animais, nos olhos, sempre.
Olho no olho - eis a solução
Fonte: Revista O BERRO - Dados Básicos: Emater (RN)

0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria (para isso use o link contato);
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do SP Rural.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting Coupons