31 outubro 2009

Manejo de ovinos

O sucesso na criação de ovinos depende principalmente do manejo adequado do rebanho aliado à pastagem de boa qualidade.

Existem algumas variações que devem ser observadas de acordo com as características da região e da propriedade. O manejo demonstrado aqui é utilizado no Paraná, podendo também servir para boa parte de São Paulo.

 

Vermifugação

 

A vermifugação do rebanho deve ser feita no início da primavera, durante o verão e no outono, para controle efetivo dos vermes endo e ectoparasitas. Para fêmeas cobertas (prenhas), use vermífugos menos agressivos (baixa toxidez) e não aplique nos trinta dias que precedem a parição.

 

Encarceiramento

 

Selecionar cuidadosamente os carneiros reprodutores separando as fêmeas a serem cobertas um mês antes.
Colocar em boa pastagem, mantendo as condições de saúde. Recomenda-se aplicar ADE injetável. Há dois tipos de cobertura:
- Cobertura Controlada
Diariamente solta-se o "rufião" com as fêmeas no campo com tinta marcada no peito (tinta xadrez usada em construções)."Encarneirar" as ovelhas marcadas com tinta na "garupa", usando o macho previamente selecionado. A marca na "garupa" significa que provavelmente a fêmea estará no cio. A cada 15 dias mudar a cor da tinta a ser usada. O reprodutor ficará separado do

rebanho, podendo ser dado a ele uma suplementação vitamínico e boa alimentação. Após 145 dias , em média, nascerão os cordeiros.
- A Campo
S
oltar o reprodutor escolhido diretamente com as ovelhas, separando-as em lotes e à noite dar uma suplementação vitamínico ao carneiro reprodutor. Geralmente coloca-se o reprodutor no rebanho num período de 30 a 60 dias. O cio das ovelhas repete-se num intervalo de 15 a 21 dias. Cada reprodutor poderá cobrir de 40 a 60 fêmeas durante uma temporada de monta nesse sistema.

 

Nascimento

 

Um mês antes do nascimento, durante os meses de junho à agosto (no sul), preparar as fêmeas para a parição: fazer a esquila da lã ao redor dos olhos, limpeza da barriga, mamas e região peri-vulvar para melhorar a higiene do parto e a amamentação dos cordeiros recém-nascidos. Aplicar vacina contra Pneumoenterite/Gangrena gososa e Enteroxemia.
Aparar os cascos das fêmeas.
Chegando o período de parição, percorrer os potreiros no mínimo 3 vezes ao dia para acompanhar as ovelhas que possam ter problemas de parto. Como os cordeiros nascem freqüentemente à noite, os cuidados deverão ser mantidos nesse período.
Colocar solução de Iodo no umbigo dos cordeiros recém-nascidos.

Os cordeiros recém nascidos deverão mamar o colostro da mãe e os mais fracos deverão ser auxiliados na primeira mamada.
Após 1 semana de vida aplicar nos cordeiros 1 cc de ferro injetável (fortificante a base de ferro injetável).
As fêmeas com cordeiros ao pé deverão receber melhores pastagens,suplementação vitamínico ou rações balanceadas para produzir mais leite para os cordeiros.
Uma semana após o nascimento procede-se a descola do cordeiro (corte do rabo), usando uma argola de elástico.
Os cordeiros deverão começar a receber vermífugos tão logo se inicie a alimentação de pastagens.


Desmame

 

Com os cordeiros bem nutridos, o desmame é feito aos 60 e os mais fracos aos 90 dias de idade. Separar os

cordeiros em lotes ao desmamar e deixar longe das mães.


Tosquia

 

Procede-se a tosquia geralmente 2 vezes ao ano, sendo a primeira em fevereiro/março, e a segunda em agosto/setembro. Ao tosquiar, nas cortes de peles use spray específico para prevenir bicheiras e infecções. Após 1

semana de tosquia, aplicar em pulverizações ou em banheiros próprios de imersão, medicamentos que servem para controle de ectoparasitas (sarnas, piolhos, miiase, bernes etc).


Pastagens de Inverno

 

O sucesso no manejo de ovinos depende sempre de boas pastagens durante o ano todo. Portanto faz-se necessário preparar "piquetes" com pastagens específicas para o período crítico de inverno até início de primavera. Usa-se normalmente

semear em março/abril pastagens de inverno azevem ou aveia, (na região sul) consorciados com leguminosas tais como trevos, cornichão, avica, serradela e alfafa, sempre inoculando as sementes destas leguminosas.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria (para isso use o link contato);
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do SP Rural.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting Coupons