06 fevereiro 2010

Guias auxiliam produtores na criação de ovinos de corte




Autor: Sebrae São Paulo

Fonte: Sebrae São Paulo


O Sebrae em São Paulo produziu publicações para melhorar e desenvolver a ovinocultura no Estado

Os ovinocultores poderão ter melhores resultados nos negócios com os manuais e cadernos produzidos pelo Sebrae/SP e parceiros que trazem orientações para a criação de ovinos de corte no Estado de São Paulo. São cinco publicações que dão o passo a passo da produção. Uma ferramenta importante que disponibiliza informações práticas para o ovinocultor tornando o dia-a-dia na propriedade mais fácil, com organização e profissionalização.  
A diversidade das ações, investimentos em pesquisa para melhoria das técnicas de manejo e modernização da ovinocultura, além do número crescente de feiras e exposições, demonstram o crescimento e importância da ovinocultura no Estado. Um setor que tem um número considerável de produtores rurais, especialmente de pequeno porte, desponta como uma das atividades dotadas para proporcionar significativas contribuições ao desenvolvimento socioeconômico.
O conjunto de programas voltados para o aprimoramento da agropecuária, a capacidade de articulação para o trabalho coletivo dos agentes e lideranças locais e regionais, a estrutura e experiência na área de treinamento e o conhecimento regional torna o Sebrae uma entidade essencial para o desenvolvimento da atividade.

Veja as publicações.
Para acessá-las na íntegra, clique nos títulos.
Ou vá direto à biblioteca online do SEBRAE clicando aqui.

- Manual de boas práticas para ovinos de corte 2009
Fonte: SEBRAE/SP
Autor: SEBRAE/NA 
Esse manual é uma ferramenta básica para o desenvolvimento da ovinocultura. Com a adoção das técnicas, é possível obter melhores resultados econômicos, com a produção de cordeiros saudáveis e a confiança e a satisfação dos consumidores

- Caderno de Boas Práticas
Fonte: SEBRAE/SP
Autor: SEBRAE/NA  
O material contém planilhas de coleta de dados, dicas de manejo, cronograma mensal de atividades diárias, espaço para rascunhos e recomendações técnicas sobre ovinos. Com isso, é possível obter maior agilidade na coleta de dados, informações mais confiáveis, conteúdo para elaboração de índices zootécnicos e organização das anotações de campo e das atividades diárias.

- Manual de gestão financeira para ovinos de corte
Fonte: SEBRAE/SP
Autor: SEBRAE/NA  
Para garantir o sucesso do negócio de ovinocultura, o produtor tem sido obrigado a conhecer cada vez melhor o processo produtivo e os pilares que sustentam a produção nos diversos setores, entre eles: infraestrutura da propriedade, produção de alimentos, nutrição animal, manejo sanitário, genética e reprodução, gestão de pessoas, entre outros. A ferramenta que permite visualizar essa interação é a gestão, pois tem como função integrar todos os setores, envolvidos direta e indiretamente ao sistema de produção, que interferem na geração de resultados.

- Caderno de gestão financeira para ovinos de corte
Fonte: SEBRAE/SP
Autor: SEBRAE/NA  
Para iniciar as atividades de coleta de dados e formação do fluxo de caixa da empresa, o empreendedor precisará de uma ferramenta que o auxilie neste processo. Neste caderno há algumas planilhas que ajudarão na coleta de dados. Uma ferramenta de utilização fácil e rápida e de uso contínuo no dia a dia da propriedade. Este caderno foi dividido em cinco partes: plano de contas completo; planilha de entradas; planilha de saídas; resumo mensal e resumo anual.

- Caderno de produtor - planilhas
Fonte: SEBRAE/SP
Autor: SEBRAE/NA 
Planilhas que permitem o melhor controle no negócio de ovinocaprinocultura. Possui os seguintes itens: monta, parição, desmame, vermifugação, animais doentes, vacinação, mortes, vendas, pesagem, ração, controle mensal, anotações e recomendações.

Apenas para reforçar: tanto o conteúdo desta matéria quanto os documentos
nela disponibilizados são de autoria do SEBRAE e não minha.
Procurei dar os devidos créditos, mas se ainda assim alguém achar
que há algo errado por favor entre em contato para que eu retire o conteúdo.

0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria (para isso use o link contato);
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do SP Rural.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting Coupons