09 dezembro 2010

Leitão ideal muda vida de produtores

As direções da Embrapa Suínos e Aves e da Aurora acompanharam na quinta-feira (25), os resultados práticos do Projeto Leitão Ideal, que iniciou em maio  . Dois produtores, de Xavantina, região Oeste de Santa Catarina, que aderiram ao projeto foram visitados e deram seus depoimentos sobre as melhorias que alcançaram. "Agora acompanho no dia a dia o que está acontecendo. Além disso, organizei minha produção em lotes e ficou mais fácil de trabalhar", disse Clécio Lódi.

O produtor Casimiro Fasolo foi além. "Esse projeto tinha que ter vindo 20 anos antes. Eu achava que sabia muita coisa, mas fazia quase tudo errado. Quando o pessoal da Embrapa veio aqui e me explicou como era o certo, paguei um monte de mico, mas valeu a pena".

Oito produtores que compõem o piloto do projeto receberam acompanhamento da Embrapa e estão colhendo bons resultados . Um deles, em apenas quatro meses, aumentou em um leitão a média de produtividade, o que representa um ganho no período acima de R$ 10 mil. "Acredito que estamos no caminho certo e agradecemos bastante à Embrapa", afirmou o diretor de Agropecuária da Aurora, Marcos Zordan. "É uma satisfação para nós podermos contribuir com o progresso dos produtores", completou o chefe adjunto de Comunicação de Negócios da Embrapa Suínos e Aves, Gilberto Schmidt.
Antes da visita aos produtores em Xavantina, ocorreu uma reunião na sede da Aurora, em Chapecó/SC, na sede da Aurora. O presidente da cooperativa central, Mário Lanznaster, e o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini, acordaram a divisão de investimentos para a segunda etapa do projeto, que vai atender nos próximos dois anos todos os 800 produtores de leitão ligados à Aurora. Na mesma reunião também foi acertado o desenvolvimento de um projeto semelhante ao Leitão Ideal para a área de frangos. O pesquisador da Embrapa Paulo Rosa foi quem discutiu essa nova parceria.
Projeto

O Projeto Leitão Ideal é complementar ao Projeto Suíno Ideal, aplicado há dois anos pela Aurora e voltado para os produtores especializados em terminação. O Leitão Ideal foca nos produtores de leitões.  A Embrapa Suínos e Aves aportou dentro do Projeto Leitão Ideal o conhecimento que desenvolveu em torno das boas práticas de produção de suínos. Os padrões operacionais repassados aos produtores levam em consideração a forma que a Embrapa considera mais apropriada para se criar suínos.
O piloto do projeto envolve 40 produtores de leitões ligados às três cooperativas catarinenses (Coperdia, de Concórdia; Alfa, de Chapecó; e Itaipu, de Pinhalzinho) e uma do Rio Grande do Sul (Cotrel, de Erechim). O trabalho piloto será finalizado no início do próximo ano.

 

Fonte: Embrapa

0 comentários:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria (para isso use o link contato);
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do SP Rural.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Web Hosting Coupons